segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quadro das rotinas



Já andava há algum tempo a inquietar-me com as perguntas de alguns meninos, que ao fim da tarde, quando se faz o comboio da saída me perguntam se vamos almoçar, ou se por outro lado, vamos brincar para o recreio. Ainda não me havia debruçado sobre este aspecto pois o tempo nem sempre dá para tudo e a cabeça iluminada de uma Educadora de Infância por vezes também se apaga.
Já uso quadros para várias coisas: quadro das presenças, quadro do tempo, quadro de tarefas (este ano não tenho quadro de comportamento pois é um daqueles que não gosto muito e ainda não se notou a extrema falta do mesmo), mas quadro das rotinas ainda não tinha encontrado ou inventado algum que me enchesse as medidas e que ajudasse os pequenitos a compreender melhor a sequencialidade das mesmas. Até ontem, quando fiz uma das muitas visitas que faço ao Bloguefólio da amiga Juca sempre detentora de actividades e instrumentos de trabalho muito bem fundamentados e vi o que me fazia falta.
Pus mãos à obra e hoje expliquei aos meninos como se utiliza e para que serve. Decidimos que será o chefe do dia que tomará conta dele. Só que os meus meninos, são insatisfeitos por natureza e perguntaram o que estava naquele "buraco" eu expliquei-lhes que ali era o espaço de tempo que passamos em casa, em que dormimos, etc. Então não é que tenho de levar para amanhã as imagens dessas actividades também? Claro que não são rotinas da sala, mas ajudá-los-á a perceber melhor a sequência temporal de um dia completo.
Amanhã mostro como ficou o quadro completo.
Ah, se quiserem usar as minhas imagens, encontrá-las-ão AQUI para download.

2 comentários:

Luz disse...

Está muito bonito!
Obrigado pela partilha!!!
Luz e amigos de Valejas

Mari disse...

Adorei!!!!!! =))