sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Organizando a brincadeira


Na sala dos pintainhos já se brinca com regras.

O facto deste já ser o segundo ano de frequência do Jardim-de-infância de cerca de 75% das crianças, ajudou a criar um clima de maior organização da sala, diferente daquele que se vive neste primeiros dias, numa sala onde a maioria das crianças frequenta pela primeira vez.

Todas as áreas foram identificadas com uma cor, uma imagem e com o título correspondente. Delas, apenas um certo número limitado de crianças pode usufruir ao mesmo tempo. A ideia é fazer circular as crianças pelas áreas do modo mais organizado possível.

Quando uma das áreas tiver lotação esgotada, nada mais há a ser feito pelas crianças do que esperar por uma oportunidade para entrar, ou negociar com quem está na área pretendida, a troca de espaços.

Desta forma, as crianças, aprendem desde cedo a respeitar as regras de convivência.

No ano lectivo transacto, os pintainhos usavam um cordão ao pescoço, este ano construí umas braceletes em EVA que decorei com as imagens que correspondem a cada área ou cantinho, que as crianças usam no braço esquerdo.

4 comentários:

disse...

Que rica ideia!!!!!!!!!
Olha e como seguras as braceletes? não se parte a EVA...ensina tudo...

Tens muitas cores/áreas...quais são???
PARABENS PELA CRIATIVIDADE!!!!!!!!

JOKAS DA Bè

disse...

ADOREI!

Line e os Terroristas disse...

também gostei muito da ideia da bracelete. Por acaso já usei as mesmas imagens e fiz também por cores os cantinhos, mas fiz com os tais cartões pendurados pelo o fio.

pink disse...

Uma ideia muito original!Parabéns!Quando estive em J.I. criei uns cartões com o nome de cada criança e decoraram-nos como quiseram.Em cada área tinha os espaços limitados para os cartões conforme o nº de crianças que pudessem estar nessa área.