terça-feira, 10 de junho de 2008

Estafeta com água

Amigas e amigos:
A partir de hoje, vou criar um novo espaço neste blog. Um espaço onde partilharei jogos de Expressão Motora. Esta ideia não é original, inspirei-me no blog Baú de ideias da Ivanise Meyer. Espero que vos seja útil.
Beijinhos a todos.

Este foi o jogo que desenvolvi no último convívio desportivo da minha escola. As crianças de todas as turmas aderiram com grande fervor.
  • Dois alguidares cada um, com água tingida com corante alimentar(usei as duas cores da bandeira nacional verde e vermelho).
  • Dois garrafões de água vazios, identificados com uma tira de papel autocolante da cor da água tingida respectiva.
  • Dois copos de plástico (medida pequena-tipo café)

Dispõem-se os alguidares lado a lado, com cerca de 1m de distância entre ambos, bem como os garrafões, a 3 ou 4m de distância de cada um dos alguidares.

Divide-se a turma em dois, de modo a formar duas filas atrás de cada alguidar.

Ao sinal de início do jogo a primeira criança de cada fila, enche o copo e leva-o até ao garrafão correspondente tentando não derramar o conteúdo. Depois de virar o conteúdo do copo para o garrafão, a criança deve dirigir-se o mais rapidamente para a sua fila, entregar o copo ao primeiro e dirigir-se para o final da mesma. Ao fim de 10 minutos dá-se por finalizado o jogo e verificam-se os conteúdos de cada garrafão. Ganha a equipa que mais quantidade de líquido tiver no seu garrafão.

2 comentários:

M. Alexandre disse...

ola Alda
Nao conhecia este teu blog :)
parabens para ti e ja coloquei nos meus favoritos.
Alex

Ivanise Meyer disse...

Oi, Alda!
Ficou muito bom!!! Esse jogo parece bem divertido, farei com as minhas crianças na próxima recreação (é um tempo que eles têm para brincar no pátio do lado de fora da escola).
Se colocarmos sugestões de jogos, em breve estaremos com uma belo acervo!!!
Beijinhos,
Ivanise :)