terça-feira, 29 de maio de 2012

Às voltas com o sol

Hoje falámos dos planetas e do sol. Realizámos duas experiências relacionadas com este último. A primeira consistiu em aplicarmos duas mãos numa cartolina , sendo uma delas em cartolina preta e outra em cartolina branca.
 Deixá-mo-la ficar cerca de dez minutos ao sol, que hoje de tarde brilhou com insistência.
Ao fim desse tempo já era notória a diferença de temperatura entre ambas. Com esta actividade as crianças aperceberam-se que as cores escuras absorvem mais o calor do que as cores claras.

A segunda atividade consistiu em observar o sol, com uns óculos que nos foram cedidos por um monitor do Observatório Astronómico de Santana, mas que podem ser perfeitamente realizados de forma artesanal, pois as lentes não são mais do que papel de alumínio. Todos sabiam que não conseguem olhar directamente para o sol, porque:
"Os olhos fecham-se"
"Os olhos choram"
"Os olhos, quando olhamos para o sol, ficam cheios de luzes"
 Foi uma surpresa para eles conseguirem ver o sol desta forma, sem magoar os olhos.

TOMEM NOTA:
Contrariamente à informação por mim difundida, as lentes dos óculos não são feitas de papel de alumínio mas sim de FOLHAS BAADER. Fica a correcção que, espero chegue a todos vós!

2 comentários:

Anônimo disse...

boa noite, por uma questão de segurança, as lentes usadas não são de papel de alumínio, mas de folhas baader. Se for usado papel de alumínio ao olhar para o Sol, poderá criar danos irreversíveis.

Alda disse...

Obrigada pela correcção, caro anónimo. Vou alterar a publicação de modo a não criar confusões.