quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

e-blocks

A nossa sala tem andado num corrupio com a instalação de uma mesa interactiva e-blocks, anda toda a gente muito animada com esta nova ferramenta, incluindo eu, que sou uma acérrima adepta das TIC. Amanhã é o dia em que as crianças começarão a explorá-la pois eu própria tive de me inteirar do seu conveniente funcionamento para melhor as orientar.
Mas afinal o que é uma mesa educacional e-bloks?

"A Mesa Educacional E-Blocks foi desenvolvida com o objetivo de enriquecer e expandir a experiência de aprendizagem. Com ela, crianças entre 4 e 10 anos podem aprender inglês, espanhol, matemática e língua portuguesa de forma interativa.

Conectada a um computador que executa o software de atividades, a Mesa Educacional E-Blocks é composta por um módulo eletrônico onde são encaixados blocos com letras, palavras, números e figuras. O software contém imagens, músicas, animações e jogos que estimulam a participação da criança em atividades lúdicas e interativas.
Atualmente, a Mesa Educacional E-Blocks é utilizada com sucesso em mais de 20 países. Em 2005, foi eleita a melhor solução de e-learning pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Aprendendo na prática
A Mesa Educacional E-Blocks estimula a aprendizagem por meio da interação e da colaboração. Promovendo o contato direto e interativo com o conteúdo, a ferramenta incentiva o aluno a desenvolver suas habilidades e a vivenciar novas experiências de aprendizado.

Total Physical Response
A Mesa Educacional E-Blocks segue os princípios do método de aprendizagem conhecido como TPR (Total Physical Response — Resposta Física Total). O método promove a associação entre ouvir, ler e fazer. Segundo pesquisas, o uso do conjunto de materiais concretos aliado a estímulos abstratos gerados pelo computador contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Aprendizagem colaborativa

Há fortes evidências de que, nos primeiros anos de vida da criança, o desenvolvimento social e emocional e o desenvolvimento da linguagem estão diretamente relacionados. Compartilhar o aprendizado permite aos alunos trocar ideias, desenvolver o senso crítico e construir coletivamente seus conhecimentos. A Mesa Educacional E-Blocks é ideal para pequenos grupos e pode ser usada por até 6 crianças ao mesmo tempo, incentivando o espírito de colaboração.

Aprendizagem multissensorial
A Mesa Educacional E-Blocks estimula o processo de aprendizagem valorizando os sentidos. As crianças aprendem vendo, ouvindo e fazendo. De maneira multissensorial e colaborativa, a ferramenta contribui para o fortalecimento de habilidades cognitivas, psicossociais e motoras."

texto retirado Daqui

7 comentários:

"Escola Expressão" disse...

Gostei muito do seu blog. Estou iniciando um, depois dê uma olhadinha. Naveguei bastante aqui, mas preciso voltar, tem muitas ideias que quero aproveitar. Beijos e sucesso!

Professora disse...

Na minha sala já esteve uma mesa interactiva E-Blocks. Adorei trabalhar com a mesa e os meus alunos com deficiências também reagiram muito bem e até faziam aprendizagens. Não ficamos com ela por ser muito dispendiosa e a minha escola não poder pagar.Bjs

Luz disse...

Que sorte! Desde Varsóvia, onde tivemos contacto com esta fantástica ferramenta, que ando suspirando por uma...
Mas como na vida não se pode ter tudo, tenho um quadro interactivo e estou muito feliz com ele.
Aproveita bem essa maravilha!
Luz

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Uau, que sorte!
Foi prenda de Natal atrasada???

Não conheço o equipamento mas parece muito bom.
Aproveitem bem e depois contem como é!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Alda disse...

Olá Juca. At+e fico admirada de não conheceres :)
Não, não foi prenda de Natal. Já há dois anos que a minha escola foi brindada com dois destes equipamentos. Foi um investimento da Secretaria Regional de Educação e Formação que penso ter equipado todas as escolas dos Açores com esta ferramenta. Agora é a vez da minha sala usufruir de um desses já existentes. Sim espero contar tudo, tudo.
Beijinhos

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Pois ... também ia perguntar "quem deu" ou quanto custou ... j´+a vi que é barata ... :(

Aproveitem e desfrutem ...

Com miminhos e carinhos para vós,

Leonor

Anônimo disse...

A mesa E-blocks não parece assim tão cara, verifiquem os preços atualizados em Jan 2012.Desceram substancialmente.
Endu.pt