A pergunta de hoje é: O que se pode fazer com tinta preta, cartolina, papel autocolante branco, paus de espetada e filtros de café? mais uma vez os filtros de café...Ah pois é!!! Cu Cu O castelo do fantasminha
Este foi o hit de hoje na nossa escola. O Luís chegou de manhã a chorar, dizendo que não queria comer na escola. Tentámos convencê-lo, mas não adiantou muito. No entanto a manhã foi avançando e ele foi esquecendo aquela "embirração". Entretanto chegou a hora de pôr o vídeo a rodar. Qual não é o meu espanto, à terceira repetição (a pedido de várias famílias) vi o Luís com o dedito no ar. Quando lhe perguntei o que queria, respondeu: Professora, eu quero comer a sopa na escola. Por isso aqui deixo a minha homenagem e o meu agradecimento ao avô cantigas que já na minha infância convencia crianças por esse país fora.
COME A SOPA, VÁ, LÁ
Quando a tua mãe põe a sopa à tua frente, torces o nariz e ficas mandrião, inventas sempre uma desculpa diferente, para não comer a sopa pela tua própria mão…
Ou porque está fria ou porque está quente, ou porque tens sono ou ficas doente, ou porque tem massa ou porque tem grão porque tem espinafres com puré de feijão.
Refrão Come a sopa, vá lá, come a sopa, vá lá, faz-te bem e ajuda-te a crescer. Come a sopa, vá lá, com um garfo não dá, tens de usar uma colher. Come a sopa, vá lá, come a sopa, vá lá, faz-te bem e ajuda-te a crescer . Come a sopa, vá lá, com um garfo não dá, tens de usar uma colher.
Quando a tua mãe diz que a sopa te faz bem, tu acredita nela, pois ela tem razão.
Uma bela sopa, com tudo o que lá tem, um dia vais concordar, dá uma boa refeição.
Sopa de cenoura, batata ou lentilhas, sopa de nabiça, d'arroz ou ervilhas, sopa de tomate, de peixe ou de agrião, toda a sopa é boa, com sopinhas de pão.
Já andava há algum tempo a inquietar-me com as perguntas de alguns meninos, que ao fim da tarde, quando se faz o comboio da saída me perguntam se vamos almoçar, ou se por outro lado, vamos brincar para o recreio. Ainda não me havia debruçado sobre este aspecto pois o tempo nem sempre dá para tudo e a cabeça iluminada de uma Educadora de Infância por vezes também se apaga. Já uso quadros para várias coisas: quadro das presenças, quadro do tempo, quadro de tarefas (este ano não tenho quadro de comportamento pois é um daqueles que não gosto muito e ainda não se notou a extrema falta do mesmo), mas quadro das rotinas ainda não tinha encontrado ou inventado algum que me enchesse as medidas e que ajudasse os pequenitos a compreender melhor a sequencialidade das mesmas. Até ontem, quando fiz uma das muitas visitas que faço ao Bloguefólio da amiga Juca sempre detentora de actividades e instrumentos de trabalho muito bem fundamentados e vi o que me fazia falta. Pus mãos à obra e hoje expliquei aos meninos como se utiliza e para que serve. Decidimos que será o chefe do dia que tomará conta dele. Só que os meus meninos, são insatisfeitos por natureza e perguntaram o que estava naquele "buraco" eu expliquei-lhes que ali era o espaço de tempo que passamos em casa, em que dormimos, etc. Então não é que tenho de levar para amanhã as imagens dessas actividades também? Claro que não são rotinas da sala, mas ajudá-los-á a perceber melhor a sequência temporal de um dia completo. Amanhã mostro como ficou o quadro completo. Ah, se quiserem usar as minhas imagens, encontrá-las-ãoAQUI para download.
Nas janelas colocámos folhas de árvores verdadeiras, coladas estre duas folhas de papel autocolante, ladeadas por frisos de cartolina colorida, para dar a ideia de janela.
Escolhemos as cores do outono e começámos devagarinho De repente explodem os sorrisos... As gargalhadas... E os desenhos. Olha: tenho umas luvas amarelas.