sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Somos um grupo

A ideia inicial foi a de reforçar a ideia de pertença a um grupo.
Comecei por tirar uma fotografia a todos eles.
Depois passámos à fase da identificação de cada um deles e dos seus colegas, explorámos a imagem, de forma que dissessem o nome dos seus novos colegas.






Posteriormente, apresentei-lhes a mesma imagem, mas ampliada em várias "fatias", como se fosse um puzzle. Como alguns disseram "um puzzle gigante".




A actividade suscitou bastante interesse e todos quiseram ajudar a descobrir os pedacinhos que faltavam para a imagem ficar completa.







Agora estamos a preparar o poster para enfeitar a nossa sala. Amanhã mostro-vos o resultado.


DICA: Para ampliar a foto usei o site Block Posters. O procedimento é muito fácil, basta decidir em quantas folhas quer dividir o imagem, mas atenção quanto maior o número de páginas pior se torna a resolução da imagem. Basta seguir os passos. Depois é só imprimir e usar, para deleite das crianças.

4 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Que bela ideia Alda, não admira que tenha conseguido a adesão dos pintaínhos... então não é interessante montar um puzzle com a própria cara e a dos amigos?

Mais uma dica a experimentar, parabéns pela ideia.

Bjs, Juca

Alda disse...

Obrigada Juca. Sim tens razão, não será a imagem de si mesmos a que eles conhecem melhor? A ideia já a usei em anos anteriores ao notar que algumas crianças demonstravam dificuldades em completar um puzzle, mas disso falamos mais tarde. Para a semana, continuamos numa de puzzles, mas desta vez de forma mais individualizada. Apareçam para ver mais sobre o assunto.
Beijinhos

Luz disse...

Que boa ideia!
Uma belíssima forma de começar!
E obrigado pela ferramenta tão útil!
Luz

Alda disse...

Luz, é o que torna interessante a internet: Aprendemos sempre umas com as outras não é assim?
Beijinhos