terça-feira, 31 de março de 2009

Poster da Páscoa












Este ano, não nos limitámos ao postal, fizemos algo maior e mais vistoso: um Poster, inspirado num que vimos no Blog Cantinho Alternativo.
Basicamente, as crianças picotaram recortaram e colaram, mas com regras, os enfeites à volta foram colados, seguindo uma sequência. Por isso foi preciso estar com muita atenção.

Girassóis











Temos andado tão atarefados, que ainda não tínhamos tido tempo para brindar a primavera. Este é o painel que anima a entrada da nossa sala por estes dias. Aproveitámos copos que sobraram de um aniversário, plasticina velha e papel crepe.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Árvore da primavera




Agora já prontinha com frutos e tudo.
Os pintainhos já sabem que só os "frutos" das suas árvores é que são para comer, é que nunca se viu ninguém a comer flores das árvores... : )

quinta-feira, 19 de março de 2009

Árvore da primavera




Depois das prendas para o pai, começámos a falar da chegada da Primavera e da árvore e seus constituintes. Estas nossas árvores têm raízes, tronco, folhas (copa) e flores. Só amanhá é que colocaremos os frutos, mas não resisti a colocar já hoje as fotos.
As raízes foram feitas com ráfia castanha, o tronco com rolos de papel higiénico pintados de castanho. Para as flores usámos quatro pipocas, que contámos com cuidado. No final fizémos um lanchinho bem alegre.

sexta-feira, 13 de março de 2009

O meu pai

video

O meu pai é meu herói

É meu herói e meu amigo

Está sempre a brincar e jogar sempre comigo - 3x

Mais uma canção saída directamente da nossa capoeira (LOL) ou seja, a sala dos pintainhos.

quinta-feira, 12 de março de 2009

O meu pai é grande


O meu pai é grande,

Quase que chega ao céu...

Tem a força de um gigante,

O meu pai é só meu.

Gosto dele,

E ele gosta de mim

O meu pai é assim!

Porta-gravatas



Apesar de ainda faltarem alguns dias para a data em questão, terminámos hoje a primeira fase da prenda do dia do pai. è que os tempos que se avizinham estão repletos de festividades e celebrações, por isso tivemos de pôr mãos à obra mais cedo.
A prendinha que realizámos este ano, foi de fácil execução. É um porta-gravatas.
As Crianças pintaram com tinta de guache acrílico, não só os cabides, como também as molas. Depois só colei com cola quente e voilá!

Amanhã trataremos dos embrulhos, em papel manteigueiro, que entretanto já decorámos, usando a técnica do carimbo.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Visita ao hospital












Hoje vivemos um dia diferente: Fomos visitar o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
Esta visita teve por objectivo, desmistificar um pouco a ideia que a generalidade das crianças têm acerca do hospital como sendo um sítio de doenças. Pois hoje, nós fomos ver o outro hospital, aquele que tem uma capela, uma biblioteca, um auditório, uma sala de costura, uma cozinha...

Fomos super bem recebidos, tivemos direito a um crachá com o nome de cada um de nós, desinfectámos as mãos, como manda o figurino, e seguimos a responsável pelas relações públicas que nos levou a conhecer alguns dos espaços referidos.

A Enfermeira Elsa, do centro de formação, deu-nos uma pequena acção de formação acerca dos hábitos de vida saudáveis, alimentação, higiene, etc. Neste momento, recebemos o Presidente do conselho de administração, que nos veio dar as boas vindas ao hospital.

Depois disto fomos visitar as costureiras do hospital (que nem sabíamos que tinha). Esta senhoras simpáticas, ajustam os uniformes dos funcionários para andarem todos muito jeitosos.

O que mais gostámos de ver, foi a cozinha. Lá todos nós usámos uma touca (ficámos tão engraçados) e vimos frigoríficos que pareciam salas e panelas que pareciam piscinas, onde se faz a sopinha para as pessoas que estão doentes.

Para acabar em beleza, foi-nos oferecido um lanche saboroso na área do refeitório.

Um dia diferente que muito nos agradou.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Formas geométricas




Em tempo de formas geométricas e construções, um dos pintainhos fez uma descoberta patriótica.