segunda-feira, 23 de junho de 2008

Jogo "Os aranhiços"



sábado, 21 de junho de 2008

Como está o tempo hoje????



Uma das minhas produções para verem no Bonecos e trapos

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Novo Cantinho

Agora também podem visitar-me em
É um espaço onde podem conhecer as minhas criações e também, se quiserem (espero que sim), fazer encomendas dos mesmos.

Despedida


Hoje foi dia de dizer adeus.
Tristeza e alegria, em perfeita comunhão.
Tristeza por vê-las partir... alegria por saber que vão dar um passo em frente.
Boa sorte minhas lindas e votos de muitos sucessos.



quarta-feira, 18 de junho de 2008

25 mil e...mais uns quantos

Que felicidade!
Hoje ao abrir a minha página, deparei-me com mais de 25 mil visitas ao meu Miminhos.
Obrigada a todos que fazem deste, cada vez mais, o seu espaço.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Ressalva

Serve o presente post, para vos pedir desculpa por uma gralha que existe no meu blog e com a qual terão de conviver por, pelo menos 360 dias, que são os dias que faltam para terminar a votação.
No inquérito "Como conheceu o Miminhos e Carinhos", uma das respostas possíveis é "através de outro blog" e não através de outro BOLG, como eu postei. Devido ao facto de a votação estar a decorrer, é-me impossível alterar o erro.
Aqui fica o meu pedido de desculpas a todos.
Obrigada Teresa, pelo alerta. Aqui se prova que os visitantes do Miminhos são os mais atentos e perspicazes.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pelo muro acima/abaixo

Hoje deu-me para experimentar gravar uma música com a minha guitarra nova, claro que qualidade sonora não será das melhores, mas dá perfeitamente para perceberem a melodia e a letra.
Os meus "piquenos" gostam muito dela, porque, enquanto vão imaginando os animais a subir e descer, vão fazendo os gestos e colocando as mãos no sítio do corpo, que a canção indica.
Mais uma partilha, que espero seja do vosso agrado.
Manifestem-se!!!
video

domingo, 15 de junho de 2008

Ajuda para certas dúvidas

Para que não me acusem de só denunciar os erros de ortografia, aconselho-vos a visitar o blog http://linguamodadoisec.blogspot.com/ onde poderão tirar aquelas dúvidas com as quais nos deparamos aquando da escrita de textos. Já adicionei na lista de "Blogs porreiros pá"
Espero que gostem.
Eu estou fã!!!

Escrever português

Amigas e amigos
Desde já peço-vos desculpa por o tema de hoje sair um pouco daquilo a que vos habituei.
É meu hábito visitar alguns fóruns e outros tantos blogues sobre educação, nomeadamente educação de infância, e deixa-me sempre muito preocupada notar os vários atentados que se cometem à nossa língua materna, quando muito mais se espera de pessoas formadas com cursos superiores.
Não me espanto de ver os pais dos meus alunos escreverem dessa forma, pois não receberam instrução para mais, mas colegas???
Eu não sou formada em português e estou muito longe de ser a pessoa que melhor escreve, mas existem pequenos erros (serão pequenos?) que me deixam um tanto ou quanto irritada.
Ainda hoje ao visitar um dos tais ditos famosos blogues, deparei-me com o seguinte: "é um projecto à muito esperado " (há) como outros, casos de hifen onde ele não existe, como: "colocas-te" (colocaste), por exemplo e aqueles acentos no "a" (á em vez de à).
Quero com isto além de alertar as colegas para o feio que fica a profissionais como nós apresentarem estes erros, que se nota não serem apenas gralhas, agradecer à minha Professora Primária, e não do 1º ciclo, por tudo o que ensinou.
Obrigada Dona Natércia, nunca me esqueci de si!!!
Cumprimentos (e não comprimentos) a todos

sábado, 14 de junho de 2008

Diplomas de conclusão da Educação Pré- escolar






Vejam lá o que se faz numa tarde de sábado...

Agora não sei qual hei-de escolher para este ano, pois gosto de todos...



Acho que vou dar a escolher às meninas.








sexta-feira, 13 de junho de 2008

Diploma de conclusão da Educação Pré-escolar




Este ano, apenas 3 das minhas crianças partem para uma nova etapa, a de ingressar no primeiro ciclo.

Este é o diploma que criei este ano para elas, bem colorido como merecem, tal e qual como os sorrisos comigo partilharam, durante todo o ano

quinta-feira, 12 de junho de 2008

De onde são os visitantes do Miminhos


Amigas e amigos,

Estou interessada em saber de onde são todos aqueles que visitam este meu cantinho onde são sempre bem-vindos, por isso, peço-vos que respondam ao inquérito postado na parte direita da página!



MUITO OBRIGADA








terça-feira, 10 de junho de 2008

1,2,3, macaquinho do Chinês

Este é um dos jogos que trazem consigo o doce aroma da minha infância.
Eu jogava-o com os meus irmãos e com os meus primos, é tão simples que nunca me lembrei de o jogar com os meus alunos.
Vou experimentar com eles esta semana.


Jogam oito ou mais crianças, num espaço que tenha parede ou muro.
Uma criança, o “macaquinho chinês, posiciona-se junto ao muro, virada para a parede, e de costas para as outras, que estão dispersas lado a lado, a cerca de dez metros ou mais. O macaquinho chinês bate com as mãos na parede dizendo: “Um, dois, três, macaquinho chinês”. Enquanto este diz a frase, os outros avançam na direcção da parede. Mal o macaquinho chinês termina a frase volta-se imediatamente para os outros, tentando ver alguém a mexer-se. Quem for visto a mexer-se volta para trás até à linha de partida. Assim, as crianças só podem avançar quando o macaquinho chinês diz a frase, pois ele pode fingir voltar-se para a parede e olhar para trás, a ver se apanha alguém a mexer-se.
A primeira criança que chegar à parede será o próximo macaquinho do chinês.

Estafeta com água

Amigas e amigos:
A partir de hoje, vou criar um novo espaço neste blog. Um espaço onde partilharei jogos de Expressão Motora. Esta ideia não é original, inspirei-me no blog Baú de ideias da Ivanise Meyer. Espero que vos seja útil.
Beijinhos a todos.

Este foi o jogo que desenvolvi no último convívio desportivo da minha escola. As crianças de todas as turmas aderiram com grande fervor.
  • Dois alguidares cada um, com água tingida com corante alimentar(usei as duas cores da bandeira nacional verde e vermelho).
  • Dois garrafões de água vazios, identificados com uma tira de papel autocolante da cor da água tingida respectiva.
  • Dois copos de plástico (medida pequena-tipo café)

Dispõem-se os alguidares lado a lado, com cerca de 1m de distância entre ambos, bem como os garrafões, a 3 ou 4m de distância de cada um dos alguidares.

Divide-se a turma em dois, de modo a formar duas filas atrás de cada alguidar.

Ao sinal de início do jogo a primeira criança de cada fila, enche o copo e leva-o até ao garrafão correspondente tentando não derramar o conteúdo. Depois de virar o conteúdo do copo para o garrafão, a criança deve dirigir-se o mais rapidamente para a sua fila, entregar o copo ao primeiro e dirigir-se para o final da mesma. Ao fim de 10 minutos dá-se por finalizado o jogo e verificam-se os conteúdos de cada garrafão. Ganha a equipa que mais quantidade de líquido tiver no seu garrafão.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dia de Portugal

Hoje foi dia de falar dos símbolos nacionais, como o hino e a bandeira. Embora as crianças, fruto da época que atravessamos, associem os mesmos ao futebol devido ao Campeonato Europeu (as conversas foram desembocar na vitória do passado sábado), deu para perceberem que cada país detém uma bandeira e um hino diferente de todos os restantes. Os meninos aderiram muito fervorosamente às actividades propostas. O culminar do dia, foi a realização de uma bandeira para colocar numa das janelas da nossa sala, bem como de pequenas bandeiras para levarem para casa. Foi giro vê-los muito compenetrados, a sair no comboio e a gritar: " PORTUGAL; PORTUGAL; PORTUGAL!"

terça-feira, 3 de junho de 2008

A Floresta d'água




Na celebração do dia mundial da criança, nós,as educadoras do Departamento de Educação Pré-Escolar da Escola Básica de Lagoa, presenteámos os nossos meninos com a dramatização da história da Floresta d'água



Aqui fica a partilha da história

Eco-concurso do velho se faz novo



É com grande orgulho que informo que a EB1/JI Dr. José Pereira Botelho ( minha escola) venceu a nível concelhio, o Eco-Concurso do Velho se Faz Novo - Projecto r.e.e.e, da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, que tem como principal objectivo sensibilizar a população estundantil para a recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (r.e.e.e.).
Pelo trabalho desenvolvido pelas docentes e pelas crianças, vamos ser presenteadas com mais um computador novinho em folha.
A sessão solene é já na próxima quinta-feira.
Parabéns atodos nós