terça-feira, 29 de maio de 2012

Às voltas com o sol

Hoje falámos dos planetas e do sol. Realizámos duas experiências relacionadas com este último. A primeira consistiu em aplicarmos duas mãos numa cartolina , sendo uma delas em cartolina preta e outra em cartolina branca.
 Deixá-mo-la ficar cerca de dez minutos ao sol, que hoje de tarde brilhou com insistência.
Ao fim desse tempo já era notória a diferença de temperatura entre ambas. Com esta actividade as crianças aperceberam-se que as cores escuras absorvem mais o calor do que as cores claras.

A segunda atividade consistiu em observar o sol, com uns óculos que nos foram cedidos por um monitor do Observatório Astronómico de Santana, mas que podem ser perfeitamente realizados de forma artesanal, pois as lentes não são mais do que papel de alumínio. Todos sabiam que não conseguem olhar directamente para o sol, porque:
"Os olhos fecham-se"
"Os olhos choram"
"Os olhos, quando olhamos para o sol, ficam cheios de luzes"
 Foi uma surpresa para eles conseguirem ver o sol desta forma, sem magoar os olhos.

TOMEM NOTA:
Contrariamente à informação por mim difundida, as lentes dos óculos não são feitas de papel de alumínio mas sim de FOLHAS BAADER. Fica a correcção que, espero chegue a todos vós!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Dum Bi Dari

É isto que acontece quando nos juntamos para criar. Eu tinha esta letra na minha pasta das canções, mas não sabia  a melodia da mesma. Foi então que eles, ao terem apreciado a letra quando lha li,  me sugeriram que eu mesma fizesse uma música, coisa a que eles já se foram habituando... Então inventei-a na hora e no fim o David inventou a coreografia.
Andam uns exibicionistas, agora exigem que eu ponha tudo no blogue.



Dum bi dari, dum bi dari
dum bi dari dum

Dum bi dari, dum bi dari
dum bi dari dum


Eu sou o 1 e gosto de atum
eu sou o 2 fui passear com bois
eu sou o 3 e não falo chinês

Dum bi dari, dum bi dari
dum bi dari dum

Dum bi dari, dum bi dari
dum bi dari dum

Eu sou o 4 e vi um macaco
eu sou o 5 e agora já não brinco
eu sou o 6 e eu gosto de reis

eu sou o 7 e gosto de omelete
eu sou o 8 e gosto de biscoito
eu sou o 9 e agora já não chove

eu sou o 10 vamos bater os pés
eu sou o 11 ouvi um sino de bronze
eu sou o 12 não gosto que a mosca pouse

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Rimando os nossos nomes 2

video

terça-feira, 15 de maio de 2012

Experiência do Avião a Jacto

Afinal como é que funcionam os aviões a Jacto?

Para esta experiência precisamos de: Lã; Palhinha; Fita adesiva; Balão e um Avião de papel

O que fizemos?

Passámos um fio comprido por dentro da palhinha e prendê-mo-lo em dois sítios da sala. Enchemos um balão e sem deixar sair o ar, prendê-mo-lo ao avião colando-o com   fita  adesiva e largámos o balão.

O que aconteceu?
O ar escapou num dado sentido, pelo buraco do balão e obrigou-o a andar no sentido contrário à saída do ar.

Ficámos a saber que:
É assim que funcionam os aviões a jacto e os foguetões. Andam em grande velocidade porque atiram gases quentes para trás

Rimando os nossos nomes

O Cristiano gosta de tocar piano 

 A Ana Maria bebe muita água fria 

 A Inês sabe contar até três 

 O David Gouveia é amigo da Andreia 

 A Simone Gosta de ouvir xilofone

 O Leandro ressona de vez em quando 

 O Luís vai viajar a Paris

 O Jorge vai jogar ao toca e foge

 O Tiago nada na água do lago

 O Afonso come bacalhau insonso 

 A Andreia não calçou a sua meia 

 A Érica Alcaidinho faz festinhas num gatinho

 A Fabiana é amiga da Joana

 O Rodrigo come um doce de figo 

 A Ana pisca o olho e a pestana

 O Gonçalo tem muito medo do galo 

 A Érica diz que a bola é esférica

 A Alda detesta o cheiro da fralda 

 E são estes os meninos lindinhos 
Que fazem a turma dos pintainhos

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Trabalhos de grupo

Uma prova de que os meus meninos estão crescidos e desenvolvidos e espertos e inteligentes e autónomos e tudo o que de bom se possa dizer deles, foi esta atividade. Falando de transportes e nas suas características, pedi-lhe que se juntassem em grupos de cinco. Escolheu-se aleatoriamente os chefes de cada grupo e, posteriormente eles escolheram os membros da sua equipa. Depois foi tempo de sortear qual o tema que caberia a cada um dos grupos (transportes marítimos, terrestres ou aéreos). Entreguei uma simples cartolina branca a casa grupo e pedi que fizessem um cenário onde esses transportes "encaixassem". As regras eram, que todos tinham de participar e que eu não daria qualquer tipo de ajuda. O resultado foi este. Bastante simples, é certo, mas que espelha já a capacidade de se desenvencilharem sozinhos e de cooperarem. O mais satisfatório foi observar o orgulho com que mostraram as suas produções aos colegas e a elogiarem-se mutuamente. Uns crescidos, uns crescidos!!!



E-twinnando

O nosso mural da correspondência com as escolas com as quais partilhamos o projecto E-twinning "Sharing letters and postcards" (Roménia, Espanha, Reino Unido, Turquia; Polónia, Lituânia e Pinhal Novo).



Ontem fomos à estação de correios levar as nossas cartas e fiquei admirada por eles saberem tão bem explicar às funcionárias qual era o destino daquelas cartas, tendo apenas o nome Lituânia causado mais dificuldade em pronunciar e de lembrar, mas tenho a certeza que os nossos amigos lituanos, não se importarão muito com isso :)

Dia da mãe 2012

Assim se cumpriu.
Desculpem publicar novamente esta música, mas não resisti a estas vozes tão afinadinhas: A Érica Alcaidinho, de 5 anos e a Érica Gomes, de 6 anos.

video

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A minha bandinha

Eles adoram sempre que exploramos instrumento musicais é pena não haver muito mais variedade, mas uma escola pública, tem as suas limitações orçamentais. Mas pegando no material disponível fizemos esta brincadeira, que foi levada muito a sério. Até aprenderam que eu sou a maestrina da banda :)

Caso não seja perceptível, a ordem dos instrumentos é: Pandeireta; sininhos; pratos; caixa chinesa; ferrinhos; reco-reco e tamborete.

video

Para rematar, terminámos como sempre terminamos, com a nossa "canção do muito bem"