sábado, 30 de abril de 2011

Dia da mãe




Este ano aventurei-me no FIMO. Nunca tinha experimentado. Como gosto de fazer tudo bem feito, antes de mais, debrucei-me em vários fóruns existentes na net acerca do assunto. O tempo para a execução não era de sobra, por isso não poderiam haver falhas, pois corríamos o risco de não ter nada para oferecer às nossas mães.
O problema que era comum a quase toda a gente era a cozedura e sinceramente era o que me assustava e o que me fez procurar matéria sobre o assunto em questão. Até que encontrei um comentário de uma pessoa que dizia que o cozia numa panela, como se de batatas se tratasse.
Resolvi experimentar e percebi que esse problema (a cozedura) tinha afinal uma solução simples. Dois minutos em água fervente e nada mais. Apenas verniz próprio para FIMO depois de secas as peças. Fantástico, pensei.
Assim foi, os pintainhos moldaram a pasta e usaram as formas que disponibilizei e o resultado, considero-o muito bonito. A prenda seguiu num saquinho feito com restos de tule que havia aqui por casa.
O postal ficou simples. Usámos um forminhas de bolos e umas bolinhas de papel crepe. O texto no exterior dizia:
A minha mãe é uma flor
e eu sou o botão
criado com muito amor
dentro do seu coração

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que sabemos das nossas mães

Depois da interrupção letiva da Páscoa e do feriado do 25 de abril, resta-nos muito pouco tempo, apenas quatro dias, para trabalhar para a data festiva que se aproxima: o dia da mãe.
Ontem auscultei as crianças àcerca do que é que as suas mães fazem melhor e registei as respostas em papel. Posteriormente criámos um quadro emoldurado com desenhos alusivos ao dia da mãe e por fim com papel de jornal cola branca e tinta em spray. Aproveitámos o facto de as mães virem ontem à sala, por ser dia de entrega das avaliações do 2º período letivo, e proporcionámos-lhes uma surpresa agradável.
Hoje começámos a fazer as ofertas propriamente ditas (mas quanto a isso ainda é cedo) no fim do dia as crianças levaram consigo uma folha onde as mães registarão as respostas a uma série de perguntas que nos fará conhecê-las melhor.

domingo, 17 de abril de 2011

Os malditos SPAMS

Quero desde já avisar os comentadores deste Blog que, a partir de hoje, a moderação de comentários vai ser alterada. A partir de agora passarão a ter de inserir uma série de letras (copia do modelo que vos aparece) para submeter o vosso comentário.
Esta mudança deve-se ao facto de receber inúmeros comentários virulentos, que embora sejam barrados pela moderação que faço dos comentários, são pouco bem vindos.
Agradeço a vossa compreensão.

sábado, 9 de abril de 2011

Linhas

A atividade que hoje apresento, foi inspirada na que vi no blogue da amiga Luz Pequenos passos e surge no seguimento do tema formas geométricas.
Uma vez que todas elas são compostas por linhas, decidimos começar por aí. Uns meninos sabiam o que eram retas, outros o que eram curvas e a conversa nunca mais parou. A atividade principal fez-nos debruçar mais sobre as linhas curvas, mas não descurámos as outras, não senhor. A concretização individual fez-se partindo de pedaços de lã, cola e cartolina.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Eram assim

Ficaram assim


Vão ficar ainda melhores estes pintainhos, quando forem recheados com amêndoas

Dia de passeio

É tão bom sair com um dia de céu azul.

Eu vou viajar

Ia começar esta postagem com a expressão "por vezes", mas decidi começá-la assim:
Muitas vezes sou surpreendida pelos meninos e meninos com quem trabalho. Queixo-me  variadas vezes por considerar que não conseguem estar atentos em diversas situações e que têm períodos curtos de concentração. Pois na sexta-feira passada fiquei boquiaberta quando propus jogarmos o jogo da mala de viagem.
É um jogo que já tentei jogar com outros grupos mas que não tem sido muito bem sucedido. Pois nesse dia todos jogaram sem se enganarem uma única vez o que me deixou estupefacta pois não é um jogo simples. Para quem não conhece aqui fica a descrição e o desafio para o realizarem com os vossos alunos.
Depois agradecia que me contassem como correu.

Sentam-se os jogadores em círculo. O jogo consiste em dizer "eu vou viajar e na minha mala levo....", cada jogador deverá repetir o que os jogadores anteriores disseram e ir acrescentando um novo objeto à mala (podem ser coisas disparatadas que não faz mal, até torna o jogo mais divertido) o objetivo é chegar-se ao primeiro viajante sem ninguém ter esquecido nenhum dos objetos da mala.