quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arrumações




Este ano as arrumações das produções dos meus meninos vão ser feitas de forma diferente.
Estas caixas coloridas gentilmente cedidas pelo Hipermercado Modelo de Ponta Delgada, são de uma qualidade excepcional e as suas cores apaixonantes e vão servir para as crianças colocarem os seus trabalhinhos de forma autónoma, pois a arrumação de trabalhos, embora fosse sempre feita com a ajuda de todos, era sempre uma grande dor de cabeça. Para além disso, servirão também para ajudar na identificação do nome de cada um e como "régua do nome" para posterior cópia.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A aranhinha

Mais uma canção que os pintainhos gostam de cantar.
Gravei-a especialmente para a colega Luz do blogue Pequenos passos e os seus meninos que a partir da descoberta de uma aranha na sua sala, chegaram a conclusões bastante interessantes.
Um beijinho para eles.
video

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Reunião de pais


Hoje foi dia de reunião de pais.
Encontrei pais atentos, interessados e participativos. A empatia foi recíproca.
Acredito que terei neles os aliados perfeitos para o meu trabalho com os pintainhos.
Obrigada a todos.

sábado, 18 de setembro de 2010

Identificadores para áreas da sala

Usem e abusem. Eu imprimi-as em papel fotográfico e colei-as em bases de cartolina coloridas, para afixar na sala. Ficaram muito bonitas.
Espero que vos seja útil.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pronto


A fotografia do poster não ficou lá grande coisa, por causa do reflexo, mas dá para ficarem com uma ideia. O poster "ao vivo" é muito mais giro

Somos um grupo

A ideia inicial foi a de reforçar a ideia de pertença a um grupo.
Comecei por tirar uma fotografia a todos eles.
Depois passámos à fase da identificação de cada um deles e dos seus colegas, explorámos a imagem, de forma que dissessem o nome dos seus novos colegas.






Posteriormente, apresentei-lhes a mesma imagem, mas ampliada em várias "fatias", como se fosse um puzzle. Como alguns disseram "um puzzle gigante".




A actividade suscitou bastante interesse e todos quiseram ajudar a descobrir os pedacinhos que faltavam para a imagem ficar completa.







Agora estamos a preparar o poster para enfeitar a nossa sala. Amanhã mostro-vos o resultado.


DICA: Para ampliar a foto usei o site Block Posters. O procedimento é muito fácil, basta decidir em quantas folhas quer dividir o imagem, mas atenção quanto maior o número de páginas pior se torna a resolução da imagem. Basta seguir os passos. Depois é só imprimir e usar, para deleite das crianças.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O miminhos e carinhos de cara lavada

Pronto, hoje deu-me para isto.
Espero que não se importem!
Beijinhos e bom ano lectivo para todos.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

E eis que chega um novo ano




Pois é, a capoeira está novamente cheia.
Ontem foi o primeiro dia a sério e correu tão bem que até estranhei.
Nunca tive assim um primeiro dia em ano nenhum, sem ninguém chorar.
Da turma do ano passado sobraram onze meninos e meninas, aos quais se juntaram nove novos pintainhos.
Claro que os mais recentes, ainda andam sem saber onde arrumar convenientemente todos os materiais, como é óbvio, ainda não conhecem completamente as regras de convivência nem as rotinas mas os mais experientes dão sempre uma ajudinha.
Até já começámos a criar o quadro das presenças, pois os mais velhinhos acham muito estranho não se marcarem as presenças logo pela manhã...


As paredes ainda estão desnudadas, mas quanto a mim é assim, ano novo, criações novas, e as decorações e os trabalhos têm de nascer deste grupo, não dos anteriores.

Hoje fui ouvindo frases que soam a qualquer educadora como música, frases do tipo: "Queres ser minha amiga?" "Queres vir brincar comigo?" "Agora vamos brincar todos os dias a isto"... e mais, muito mais... e o melhor de tudo, no final do dia, mesmo aqueles que não me conheciam agarram-se a mim para um abraço demorado.

Gosto mesmo da minha profissão.